Resultados da TI

Olá caros leitores,

Hoje, estamos disponibilizando para vocês um pouco sobre "Resultados da TI" e traremos a apresentação realizada na disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Software I (T01, 2016.1), pelo Departamento de Computação na Universidade Federal de Sergipe.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Introdução a Governança de TI

Olá meus caros leitores, sejam bem vindos.    

Este novo blog que vos surge, é mais um espaço dentre muitos que tem objetivo de os informar sobre assuntos ligados a TI, mais especificamente sobre a Governança de TI

            Para facilitar vamos usar aquele velho ditado: “Conquistar para dividir”.

O que especificamente seria Governança?

       Governança deriva do termo governo, e pode ter várias interpretações, dependendo do enfoque. Segundo o Banco Mundial, “governança é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando o desenvolvimento, e a capacidade dos governos de planejar, formular/programar políticas e cumprir funções.

Então, qual seriam as características principais desta tal “Governança”?

            Basicamente, podemos dividir em 8 pontos principais que geram uma boa governança, são eles:
  • Estado de direito;
  • Transparência;
  • Orientação por consenso;
  • Igualdade;
  • Inclusividade;
  • Efetividade;
  • Eficiência;
  • Prestação de Contas.
Certo, certo... Viu. Mas o que isso tem a ver com a TI?

        Bom, a Governança na TI é o conjunto de práticas, padrões assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com o objetivo de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança e desempenho.
Hmm... Está ficando interessante, mas, tudo que envolva a alta gerencia, envolve também demonstrar benefícios de implantar a Governança de TI na organização.

Mas quais seriam os benefícios? Quais os custos? Qual a importância para implantação da Governança?

Como principais benefícios, poderíamos citar:

1. Confiabilidade;
2. Garante controle efetivo;
3. Minimiza riscos;
4. Amplia o desempenho e os processos de segurança;
5. Auxilia os colaboradores a testar algumas decisões antes de colocá-las em prática, o que possibilita antecipar os problemas e arquitetar soluções;
6. Automatiza – e otimiza – tarefas específicas;
7. Reduz custos e agrega valor ao negócio, pois com processos e atividades adequados, a organização terá economia de tempo e dinheiro.





          A Governança de TI é um fator crítico para o alinhamento e sucesso do planejamento estratégico. Uma boa governança vai muito além da implantação ou adequação dos frameworks (ITIL, Cobit, ISO, etc), pois permite que a empresa seja organizada de uma forma estruturada, proporcionando aos gestores informações, potencializando os benefícios e aumentando o poder competitivo.


Até um próximo momento, onde traremos mais alguns conceitos meus queridos leitores.










Nenhum comentário:

Postar um comentário